Biblioteca e Arquivo Histórico



A Biblioteca e o Arquivo Histórico, integrado na Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas da Secretaria-Geral da Economia, recolhe, preserva, trata, valoriza e divulga o património bibliográfico e arquivístico na área da Economia, de acordo com as normas nacionais e internacionais de tratamento técnico da documentação arquivística e bibliográfica, nomeadamente o Código de Ética, a Declaração universal sobre os arquivos, o Euro referencial documentação e o Référentiel métiers - Arquivo.

O espólio existente é constituído pelos fundos documentais, bibliográficos e arquivísticos de organismos extintos, como as Secretarias - Gerais dos ex-Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, assim como dos organismos que integram hoje a “Prestação Centralizada de Serviços (PCS).”

O acervo mais antigo remonta ao arquivo histórico de obras públicas e tem a sua origem no arquivo geral criado em 1852, reorganizado no ano de 1868 como Repartição do Arquivo e Biblioteca. Nele se conservaram os documentos de alguns serviços extintos e a mais antiga documentação arquivística de outros serviços.

Conservou-se também no arquivo histórico documentação da segunda metade do século XVI, século XVIII e primeira metade do século XIX, proveniente de serviços públicos com atividade relacionada com o Ministério, como por exemplo os fundos da Montaria-mor do Reino, Administração dos Reais Pinhais de Leiria ou a Comissão Central de Pesos e Medidas.

Os fundos arquivísticos constantes do Digitarq fazem parte da Rede Portuguesa de Arquivos (RPA). O conceito de RPA assumido pelos Arquivos Nacionais – Torre do Tombo engloba todas as instituições produtoras de documentos de arquivo, independentemente da sua idade ou suporte. Daqui decorre que qualquer entidade, pública ou privada, poderá fazer parte dessa rede, num processo comum de gestão e acesso dos seus documentos.

Saiba mais em Nota Histórica


Serviços

Serviços de Referência e Leitura

Na sala de leitura estão disponíveis catálogos, inventários, guias, ficheiros, bases de dados, para aceder à documentação pretendida.

A consulta da documentação está abrangida pelo prescrito no Regulamento da Sala de Leitura.

Serviço de Reproduções

O utilizador pode solicitar fotocópias, cópias digitais e fotografias através do preenchimento do formulário Utilização de Reproduções de Documentos.

Pode utilizar o correio eletrónico bibliotecaearquivo@sg.min-economia.pt para solicitar as reproduções dos documentos pretendidos.


Horário

De 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30.
De julho a setembro das 9h30 às 14h00.

Localização

Rua do Vale de Pereiro, n.º 4
1250-271 Lisboa

Tel.:217911974
Fax: 217911970

E-mail: bibliotecaearquivo@sg.min-economia.pt


Acessos

Os autocarros da Carris com paragem junto ao Largo do Rato:
74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 773

Metropolitano de Lisboa:
Linha amarela – Estação do Rato
Linha Azul – Estação Marquês de Pombal (saída R. Alexandre Herculano)

Rebaixamento da entrada da sala de leitura da Biblioteca e Arquivo Histórico com uma rampa de acesso. Instalações sanitárias próprias. Trattorino disponível para acesso ao piso superior da sala de leitura.

  • Recrutamento
  • Denúncias / Queixas
  • Reserva de espaços
  • Portugal 2020
  • Indústria 4.0
  • Web Summit
66