Secretaria Geral

Apresentação de Guia Michelin em Lisboa confirma projeção da cozinha portuguesa

Apresentação de Guia Michelin em Lisboa confirma projeção da cozinha portuguesa

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que a apresentação da edição de 2019 do guia gastronómico Michelin para Portugal e Espanha, que se realiza pela primeira vez em Lisboa, confirma a projeção da alta cozinha portuguesa no mundo.

A escolha da Michelin em realizar a apresentação em Portugal é «um marco que mostra precisamente a importância crescente que a gastronomia portuguesa tem em termos de relevância internacional».
 
A Secretária de Estado referiu há dois anos, Portugal tinha 17 estrelas no guia ibérico e, na edição atual, tem 28, o que representa «um salto enorme em termos de qualificação e reconhecimento dos nossos chefs.»

«Os nossos chefs têm sido espetaculares embaixadores de Portugal», disse Ana Mendes Godinho, comparando-os a «pontas-de-lança internacionais de afirmação do património gastronómico português, que tão bem têm sabido reinventar, mantendo autenticidade e introduzindo sofisticação.»
 
«Têm também mostrado esta capacidade de Portugal ser este destino muito inovador, mas acima de tudo alicerçado na sua autenticidade, que é isso que nos diferencia de todos os outros», referiu ainda Ana Mendes Godinho.

Vinhos portugueses cada vez mais a conquistar o espaço internacional

A Secretária de Estado referiu também que os vinhos portugueses estão a conquistar cada vez mais espaço internacional e são também uma oportunidade para «mostrar o território e abrir o mapa de Portugal».
 
«Esta nossa oferta distribui-se por todo o País e é uma forma de levar as pessoas a descobrirem Portugal, muito associado aos nossos produtos locais, agrícolas, ao vinho e também com experiências de descoberta do território», disse ainda.
 
Ana Mendes Godinho deu como exemplo a entrada direta de Portugal para o top 4, como o melhor destino de gastronomia e vinhos, no mercado norte-americano e de acordo com «uma das grandes operadoras de luxo americanas, a Virtuoso.»

Também em 2016 a gastronomia e vinhos portugueses foram tema de cerca de 960 notícias na imprensa internacional e, este ano, o Governo estima que esse número duplique.

in Portal do Governo

2018-11-15

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030