Secretaria Geral

Apresentados 81 novos pedidos de construção de centrais solares sem subsídios

Apresentados 81 novos pedidos de construção de centrais solares sem subsídios

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) recebeu 81 novos pedidos de construção de centrais solares. Estas centrais representam um total de 1 700 megawatts de capacidade. Todos estes projetos são em regime de mercado, isto é, não terão direito a subsídios pagos pelos consumidores na produção de eletricidade.

Estes pedidos foram submetidos à DGEG durante o período de candidatura que decorreu entre 1 a 15 de setembro. Após serem devidamente instruídos, a sua construção só será aprovada caso todas as condições estejam cumpridas.

Portugal está no caminho para cumprir até 2020 a sua meta de 31% de incorporação de energias renováveis no consumo final de energia. Olhando para 2030, a meta europeia foi fixado nos 32%, mas o Governo tem metas mais ambiciosas e quer atingir uma meta superior a 40% de energias renováveis no consumo até 2030.

Um exemplo da concretização desta mudança de paradigma, de renováveis sem subsídios, é a central solar Ourika, no distrito de Beja, que foi inaugurada no final de julho. Esta central representou um investimento de 45 milhões de euros e conta com uma potência de 46 megawatts.

Já em agosto, o Governo aprovou a construção de três novas centrais solares sem subsídios no distrito de Santarém. Estes projetos representam um investimento total de 81 milhões de euros com uma capacidade instalada total de 145,5 megawatts.

in Portal do Governo

2018-09-23




 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030