Secretaria Geral

CE - Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2019

CE - Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2019

A Comissão Europeia divulgou o relatório Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) de 2019. Segundo esta avaliação Portugal registou uma pontuação ligeiramente melhor a nível global, comparativamente a 2018.

A melhoria mais significativa corresponde à dimensão dos serviços públicos digitais (o melhor desempenho de Portugal)  impulsionada por um aumento considerável da percentagem de utilizadores da administração pública em linha.

 

Registaram-se igualmente progressos na dimensão da conectividade, graças a uma melhoria das taxas de utilização dos serviços de banda larga ultrarrápida fixa e móvel.

No que respeita à integração das tecnologias digitais por parte das empresas, o país  registado progressos no que diz registou ainda progressos na utilização de serviços de computação em nuvem por parte das empresas e, na sequência de melhorias ao longo do ano passado, a proporção de grandes empresas e de pequenas e médias empresas que vendem em linha  está acima da do conjunto da UE.

A CE destaca que Portugal está a adotar medidas relevantes para continuar a modernizar os serviços públicos com a ajuda de tecnologias digitais e é um dos líderes da UE neste domínio, salientando ainda ser improvável que a percentagem relativamente grande da população portuguesa que não utiliza a Internet ou que o faz raramente venha a beneficiar dos serviços públicos digitais do país.

Mais informações em Comissão Europeia

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030