Secretaria Geral

Fazer de Portugal um país na linha da frente do desenvolvimento digital

Fazer de Portugal um país na linha da frente do desenvolvimento digital

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, afirmou a importância de todas as contribuições para fazer de Portugal um país na linha da frente do desenvolvimento digital.

Em Lisboa, na entrega dos Portugal Digital Awards, a Ministra destacou que a Administração Pública iniciou o caminho da transformação digital «há vários anos», realçando o impacto que o Simplex tem tido na utilização da tecnologia para reduzir a burocracia, alterar a forma de organização das entidades e garantir a redução da utilização de papel.

Maria Manuel Leitão Marques sublinhou também que esta aposta tem sido feita sempre com um objetivo de promover a equidade e a inclusão social sem «deixar ninguém para trás».
Neste âmbito, a Ministra salientou o lançamento da Iniciativa de Competências Digitais, que contempla ações orientadas para a inclusão digital, para a educação dos jovens, para a formação de desempregados e trabalhadores no ativo, para a especialização da força de trabalho em áreas tecnológicas avançadas, e para a garantia de que Portugal desenvolve o conhecimento científico que permita atualizar todas as áreas restantes.

A Ministra destacou que o esforço de Portugal foi reconhecido com a adesão a um grupo de nove países com práticas avançadas  no desenvolvimento de projetos e iniciativas de Governo Digital.

«Significa sobretudo a responsabilidade e o compromisso de prosseguir o esforço de transformação digital da Administração Pública, partilhando as nossas melhores práticas, aprendendo com as melhores práticas de outros países e colaborando em projetos comuns que promovam o crescimento das respetivas economias digitais», salientou.

Maria Manuel Leitão Marques disse ainda que Portugal está atento aos desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial e que neste momento estão a ser financiados 19 projetos em áreas tão diversas como a saúde, a segurança social, a economia e a educação.


in
Portal do Governo

2018-11-28

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030