Secretaria Geral

IFD e FEI lançam programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal

IFD e FEI lançam programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal

A IFD (Instituição Financeira de Desenvolvimento) e o FEI (Fundo Europeu de Investimento) concluíram negociações para o lançamento de um novo programa de investimento, numa combinação de fundos nacionais, provenientes do IAPMEI, e europeus para investir em projetos de transferência tecnológica, start-ups e PMEs portuguesas.

Este novo programa, designado Portugal Tech, tem ainda como objetivo atrair capital privado e institucional para investimento em empresas de base tecnológica sediadas em Portugal.

Tanto a IFD como o FEI alocarão 50 milhões de euros a este programa, com a componente nacional a ser assegurada pelo IAPMEI. Além deste montante global de 100 milhões de euros, o programa pretende mobilizar entre 40 e 100 milhões adicionais provenientes de investidores privados e institucionais.

O Portugal Tech poderá capitalizar até 70% de fundos de venture capital e tech transfer, desde que estes sejam capazes de levantar os restantes 30% junto de investidores privados e independentes. O programa selecionará equipas portuguesas com experiência na gestão de fundos de capital de risco cuja estratégia seja não só investir em empresas mas também em projetos desenvolvidos por universidades, centros de investigação, incubadoras e aceleradoras de empresas sediadas em Portugal.

10 anos depois do lançamento do PVCi, o seu primeiro fundo-de-fundos no segmento de private equity em Portugal, o FEI observa com otimismo a transformação do ecossistema de capital de risco em Portugal.


in Portal do Governo

2018-11-22

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030