Secretaria Geral

Investimento contínuo das empresas «é o maior sinal de confiança» na economia portuguesa

Investimento contínuo das empresas «é o maior sinal de confiança» na economia portuguesa

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que o facto de as empresas continuarem a investir e de confiarem que vão aumentar as exportações «é o maior sinal de confiança» que a economia portuguesa pode ter.

Em Corroios, no final de uma visita a uma fábrica da Siemens, o Primeiro-Ministro destacou o exemplo da empresa alemã que está a aumentar a sua produção em 60% para poder aumentar as suas exportações de 85% para 92%, além da contratação prevista de 102 trabalhadores.

António Costa destacou que esta empresa continua a investir «apesar do abrandamento da economia internacional», prevendo também o investimento de 25 milhões de euros e a contratação de 300 engenheiros para alargar os seus centros de competência em matéria digital.

«Não parámos de crescer, continuámos a crescer», sublinhou o Primeiro-Ministro, durante uma visita que também contou com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Convergência com a União Europeia

António Costa referiu também que o aumento do PIB de 2,1% em 2018 representa que Portugal cresceu mais do que a média da União Europeia pelo segundo ano consecutivo.

«Temos de trabalhar para que estes dois anos não tenham sido uma exceção, mas os primeiros dois anos de uma década continuava de convergência com a União Europeia», disse.

O Primeiro-Ministro reiterou também que o abrandamento global da economia «não se projeta necessariamente da mesma forma» em Portugal.

Investimento da Siemens em Portugal

A fábrica da Siemens de Corroios vai contratar 102 trabalhadores, duplicando o número de colaboradores e aumentando a capacidade de produção em 60%.

A empresa alemã está a investir na digitalização de alguns dos sistemas logísticos e operacionais e pretende aumentar a capacidade de produção de cerca de 2000 quadros elétricos anuais para 3200.

Nos últimos cinco anos, a unidade exportou para 56 países nos cinco continentes, sendo que perto de 85% da produção é vendida fora de Portugal, num total de 123 milhões de euros em exportações em 2018.

A Siemens está em Portugal há 113 anos e emprega atualmente praticamente 2500 pessoas.

in Portal do Governo

2019-02-14

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030