Secretaria Geral

Investimento estrangeiro no setor automóvel promove afirmação de empresas portuguesas

Investimento estrangeiro no setor automóvel promove afirmação de empresas portuguesas

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, destacou que a recuperação económica do setor automóvel em Portugal está a promover a afirmação de empresas nacionais da mesma cadeia de valor no estrangeiro.

Na inauguração do Centro de Abate e Fresagem do Grupo Simoldes, em Oliveira de Azeméis, o Ministro referiu que este grupo é um exemplo de quem «não olha só para o crescimento nacional e olha também para o mercado mundial, ao abrir unidades em diferentes partes do mundo e ao trabalhar com outras fábricas».

O Grupo Simoldes anunciou durante a inauguração, que representa um investimento de 36 milhões de euros, a contratação de 400 trabalhadores para as fábricas portuguesas e 600 para as unidades no estrangeiro.

Manuel Caldeira Cabral realçou que há importantes grupos internacionais, como a Volkswagen, a Renault, o Grupo PSA, a Bosch, a Faurecia e a Continental, que «estão a fazer grandes investimentos em Portugal e a criar emprego no País».

«Mas há um conjunto adicional de empresas de média dimensão que a esses investimentos de centenas de milhões de euros junta outros de 10, 20, 30 milhões, de forma a fornecer peças para toda a cadeia de valor [do automóvel], seja para os investimentos a acontecer em Portugal, seja, por exemplo, para os que se verificam na Galiza», acrescentou.

O Ministro referiu que o Grupo Simoldes soube apostar «na inovação, na formação dos seus trabalhadores e na criação de um padrão de alta qualidade», assumindo-se como um «ótimo exemplo de como a economia nacional está a evoluir».

As ações deste e de outros fabricantes nacionais permitiram a introdução na cadeia de valor do setor automóvel, propiciando a criação em Portugal de «um cluster que é resiliente, que volta hoje a atrair investimento estrangeiro e que está a criar empresas líderes mundiais em algumas das suas componentes mais tecnológicas».

in Portal do Governo

2018-02-20

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030