Secretaria Geral

ISQ promove eficiência energética no turismo do Algarve

ISQ promove eficiência energética no turismo do Algarve

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) está a implementar um projeto de Eficiência Energética em empreendimentos turísticos da região do Algarve, a qual representa cerca de 8% do total das exportações de bens e serviços do país (76 mil milhões em 2017), segundo dados da NERA.

Pretende-se promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico na área da Eficiência Energética e Energias Renováveis para os empreendimentos turísticos, sensibilizando o setor do turismo para as melhores metodologias, tecnologias e modelos de negócio existentes, com vista à promoção de uma maior competitividade e sustentabilidade do turismo do Algarve.

No âmbito do projeto serão desenvolvidas demonstrações de boas práticas, benefícios e conceitos de eficiência energética em edifícios, geradores de poupança não apenas em termos da fatura energética, mas também de relação entre os processos de trabalho e a própria cadeia de valor, possibilitando às empresas alvo a incorporação de métodos e tecnologias inovadoras, com impacto direto na eficiência dos seus processos e recursos.

Desta forma, pretende-se capacitar os empresários do setor do turismo e outros setores satélite – caso da água e produtos regionais — para a implementação de tecnologias, metodologias e modelos de negócio assentes na eficiência energética e energias renováveis.

O projeto conta com a parceria da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e ENERCOUTIM – Associação de Energia Solar de Alcoutim.


Fonte: ISQ

 

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030