Secretaria Geral

Lançada linha de crédito de 10 milhões de euros para apoio às empresas afetadas pelo Leslie

Lançada linha de crédito de 10 milhões de euros para apoio às empresas afetadas pelo Leslie

As empresas afetadas pelo furacão Leslie vão poder aceder a uma linha de 10 milhões de euros para financiarem o investimento na recuperação de instalações e equipamentos atingidos pela tempestade. Vão ainda dispor de fundo de maneio associado ao relançamento da atividade de até 25% do valor do financiamento contratado.
Esta linha de crédito agora lançada pelo Ministério da Economia é complementar a um conjunto de medidas de apoio às populações, empresas e autarquias locais já criadas pelo Governo.

A linha funcionará sob a forma de crédito bancário com apoio do Estado, através do sistema de garantia mútua.

O montante de financiamento não poderá ultrapassar 1 milhão de euros por empresa e terá como limites: 80% do valor dos danos sofridos; ou 90% do valor, quando deduzido de indemnizações de seguros ou de outras doações ou compensações recebidas para cobrir os danos causados.

A linha de crédito estará a funcionar a partir de dia 28 de novembro, e as empresas podem apresentar as suas operações de crédito junto de um dos 10 bancos protocolados  a partir de 3 de dezembro.

As operações têm um prazo de até 7 anos, um período de carência de capital de até 2 anos e reembolsos de capital a 1, 3 ou 6 meses, sendo a taxa de juro calculada pela soma da Euribor com um spread máximo entre 1,65% e 3%.

As operações beneficiam de uma garantia de 80%, prestada pelas Sociedades de Garantia Mútua, cuja comissão de garantia é integralmente bonificada pelo Estado.

Podem aceder a esta linha as Micro, Pequenas e Médias empresas afetadas pelo furacão Leslie, tendo de o comprovar através de apresentação de declaração emitida pela respetiva Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ou Câmara Municipal, ou ainda pelo IAPMEI.

Estão também abrangidos os Empresários em Nome Individual em regime simplificado de IRS, sem contabilidade organizada, tendo neste caso que apresentar ficha descritiva do património afeto à atividade empresarial.

in Portal do Governo

2018-11-26

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030