Secretaria Geral

Lançamento do 3 em Linha - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar

Lançamento do 3 em Linha - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar

O Governo lançou hoje (5 de dezembro) o Programa 3 em Linha, que tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida.

As 33 medidas definidas no Programa vão ser ferramentas essenciais para favorecer a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo também para a sustentabilidade demográfica.

Este programa representa um esforço conjunto do Governo, de entidades da Administração Pública central e local, e de empresas públicas e privadas.

O Programa 3 em Linha estrutura-se em quatro eixos:

- O eixo 1
— (Im)Pacto para a conciliação — agrega medidas que mobilizam diferentes tipos de entidades empregadoras para o desenvolvimento de práticas promotoras da conciliação e para sua difusão.

- O eixo 2 Conciliar na Administração Pública — agrega medidas que representam o compromisso da Administração Pública central e local com a promoção da conciliação.

- O eixo 3
Equipamentos, serviços e incentivos para a conciliação — agrega instrumentos que favorecem a conciliação, nomeadamente, no domínio do cuidado, da educação, dos transportes e da saúde.

- O eixo 4Conhecer para conciliar — agrega medidas que conduzem à produção de conhecimento e à sua divulgação, suscetíveis de apoiar o desenvolvimento de novas ações.

O programa comporta, assim, medidas transversais e setoriais, projetos-piloto e medidas de aplicação generalizada, com destinatários diversos: organizações públicas, sociais e privadas, mulheres e homens nas diferentes fases do seu ciclo de vida (crianças, jovens, adultas/os e idosas/os) e famílias na sua diversidade de modelos.

O seu impacto será avaliado três anos após o seu lançamento.



Fonte: Portal do Governo

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030