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Nova linha de incentivos à internacionalização via comércio digital

Nova linha de incentivos à internacionalização via comércio digital

«No quadro do Compete 2020 lançaremos, até ao fim deste ano, uma nova linha específica para incentivos financeiros às empresas que queiram progredir na sua integração no comércio digital», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Estas declarações foram feitas na apresentação do novo programa da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) «Exportar Online», no Porto.

«Vamos ouvir as empresas para poder adaptar o novo incentivo às suas necessidades», acrescentou o Ministro, referindo que o objetivo do Governo é «assegurar que Portugal entra no pelotão da frente na nova forma de fazer negócio», que representa o comércio digital.


Vantagens para as empresas

«Estamos a falar de um comércio em expansão e com uma característica muito relevante: entre os países que mais crescem estão os não europeus, e isso é muito relevante porque as nossas exportações estão concentradas» na Europa», disse Santos Silva.

E exemplificou com a China, «um enorme mercado por questões demográficas, mas também que mais está a crescer» a nível digital.

«Outra das vantagens do comércio digital é que não conhece grande parte das barreiras físicas e alfandegárias», o que «aumenta o seu potencial de exportação e o alcance geográfico das exportações portuguesas, reduzindo os custos de contexto e reais», acrescentou.


Internacionalização e crescimento económico

Lembrando que a internacionalização é «um vetor essencial da política externa portuguesa», o Ministro lembrou o percurso feito nos últimos anos pela economia, cujas exportações, «há 13 anos, valiam menos de 27% do PIB e, em 2017, ultrapassaram os 43%».

Sobre o investimento estrangeiro no País, «concluída uma fase na qual ativos nacionais foram adquiridos, é agora muito importante que o capital estrangeiro sirva para criar emprego e riqueza».

«É também essencial que Portugal mantenha um saldo positivo da balança comercial, que foi uma das aquisições mais importantes que o País fez nos últimos anos», para além de «continuar a aumentar as exportações» e o seu peso no PIB, disse Santos Silva.


Programa «Exportar Online»

O novo programa do AICEP «Exportar Online» visa apoiar as empresas na plena utilização do comércio internacional digital, aumentando o número de empresas exportadoras, o volume das exportações e os mercados de destino através da multiplicação dos canais de acesso aos consumidores.

«Precisamos de ter mais empresas a exportar, designadamente mais PME, e que as empresas exportadoras se tornem menos dependentes de um só mercado», afirmou o Ministro.

Santos Silva disse ainda que é preciso, em simultâneo, «consolidar mercado europeu, que hoje representa mais de 75% das exportações, e de diversificar mercados extracomunitários, com especial importância para a África subsaariana, América Latina e para oportunidades que vão surgindo nas várias ásias».

«Ao mesmo tempo, é também preciso aproveitar bem as novas perspetivas abertas pelos acordos comerciais e de investimento que a União Europeia vai concluindo», de que são exemplo países como Canadá, o Japão, o México ou o Mercosul», concluiu.


in Portal do Governo

2018-05-21

 

 

 

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