Secretaria Geral

PM: “Objetivo mais importante é que as empresas criem mais empregos qualificados

PM: “Objetivo mais importante é que as empresas criem mais empregos qualificados”

O Primeiro-Ministro António Costa inaugurou o investimento de 5,5 milhões de euros nas novas instalações e unidade de ensaios clínicos da empresa farmacêutica Janssen, uma empresa do grupo Johnson & Johnson, em Oeiras.

A empresa está presente em Portugal desde a década de 1960, mas apenas como distribuidora, tendo agora feito um investimento em investigação, o que mostra a confiança do grupo em Portugal.

O Primeiro-Ministro destacou a coincidência entre esta «mudança de paradigma» da empresa e a política do Governo de fazer Portugal investir persistentemente na criação de trabalho qualificado para os jovens que saem das universidades.

Acompanhado pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo Secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, António Costa referiu que esta semana «cerca de 44 mil jovens estão a concretizar o sonho de entrarem no Ensino Superior».


Empregos qualificados para universitários

«Esta é a primeira geração nascida após 2000 e 52% destas crianças nascidas nesse ano estão agora a entrar para o Ensino Superior - algo que era inimaginável quando eu próprio tive o privilégio de entrar na universidade», disse.

O objetivo mais importante do País é «atrair novas empresas ou por as empresas já instaladas em Portugal criarem mais empregos qualificados para essa geração que nasceu em 2000».

O Primeiro-Ministro afirmou também que «é bom saber que na Johnson & Johnson mais de 90% do pessoal já tem formação superior, o que significa que há espaço em Portugal para o emprego qualificado».

António Costa acrescentou que «é essencial que não hesitemos em relação ao prioritário: investir na educação, na ciência, na inovação e na capacidade de atrair empresas, gerando produtos e serviços com maior valor acrescentado».

«Se, por impaciência, voltarmos a hesitar, achando que mais vale metermo-nos por um atalho para sermos uma economia que compete através de salários baixos, então, cairemos naquele ditado popular, segundo o qual quem se mete em atalhos, mete-se em trabalhos», disse.

«O caminho não está para atalhos. Está para prosseguirmos com solidez, determinação e persistência o caminho da aposta no emprego qualificado», sublinhou.



in Portal do Governo

2018-09-10

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030