Secretaria Geral

Portugal sobe nove lugares em Inquérito da ONU sobre E-Government

Portugal sobe nove lugares em Inquérito da ONU sobre E-Government

No espaço de dois anos, Portugal passou de 38.º para 29.º lugar no United Nations E-Government Survey 2018, o Inquérito Mundial das Nações Unidas sobre os serviços digitais prestados pelo Estado.

Realizado bianualmente, o comunicado sobre a avaliação internacional coloca Portugal no grupo de "11 países que conseguiram entrar no Grupo de Elevado Desempenho".

O inquérito refere também Portugal como um "bom exemplo de modernização dos serviços públicos", citando a rede de Lojas de Cidadão e o Programa Simplex+.

Destacado, igualmente, no Inquérito está o alargamento da rede de Espaços Cidadão, elogiado por representar uma boa solução para "combater a exclusão digital".

Este estudo, que se realiza desde 2001, avalia o nível de capacidade de resposta dos serviços digitais públicos em todos os 193 Estados-Membros da ONU. As variáveis utilizadas são os Serviços Digitais Públicos disponibilizados aos cidadãos e empresas, as Infraestruturas de Telecomunicações existentes no país, e as Competências do Capital Humano.

O Inquérito avalia ainda o grau de utilização dos serviços digitais pelos cidadãos. Nesta última categoria, Portugal registou também uma subida, passando do 50º para o 30º lugar.


in Portal do Governo

2018-08-22

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030