Secretaria Geral

Portugal «tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2050»

Portugal «tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2050»

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que Portugal se comprometeu «a implementar o Acordo de Paris através de um roteiro que tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2050», tendo apresentado os principais compromissos nacionais para a redução das alterações climáticas na sua intervenção na Cimeira Um Planeta (One Planet Summit), em Paris.

Assim, Portugal, a França, a Holanda e a Costa Rica, lançaram «a aliança para a neutralidade da energia no setor dos transportes» destinada a atingir a neutralidade carbónica neste setor e vai «acolher em Lisboa, em fevereiro, a primeira reunião desta aliança».

«Em linha com a iniciativa do Reino Unido e do Canadá - The Past Coal Alliance -, comprometemo-nos a abolir a produção de energia a partir do carvão até 2030 e vamos começar no próximo ano a aumentar o imposto sobre o carvão para dar um incentivo às empresas para reduzir a produção com carvão», afirmou António Costa.

Energias renováveis

O Primeiro-Ministro referiu que «Portugal é um dos países que mais incorporou energias renováveis» na produção elétrica, tendo atingido «60% na produção e 30% no consumo».

Destacando que «no ano passado, garantimos quatro dias em que toda a energia consumida no País foi produzida por energias renováveis: hidráulica, eólica e solar. É preciso continuar o investimento nas energias renováveis», acrescentou.

António Costa referiu que outro assunto chave na área ambiental e no redução das alterações climáticas é os oceanos e que «depois de uma conferência de grande sucesso em 2017», a conferência Oceans Meeting 2017 realizada em setembro em Lisboa, «Portugal trabalha agora com o Quénia para continuar esta iniciativa», com uma nova reunião prevista para 2020.

«É muito claro que é preciso trabalhar ao nível internacional, ao nível local, ao nível da investigação e nas diferentes áreas: no investimento da produção de energias renováveis, no aumento da eficácia da utilização da energia e numa mobilidade mais amiga do ambiente», disse ainda.

O Primeiro-Ministro interveio no painel intitulado «Acelerar o caminho para uma economia descarbonizada», durante a sessão de líderes da cimeira convocada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, para assinalar os dois anos do Acordo de Paris sobre alterações climáticas, e na qual participaram cinco dezenas de Chefes de Estado ou de Governo.


in Portal do Governo

2017-12-12

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030