Secretaria Geral

Portugal tem de aproveitar momento económico para consolidar crescimento

Portugal tem de aproveitar momento económico para consolidar crescimento

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal tem de saber aproveitar o «momento económico muito positivo» que está a viver para consolidar o crescimento.

«Vivemos tempos interessantes em Portugal, o investimento no primeiro semestre deste ano cresceu significativamente e o mesmo aconteceu com as nossas exportações», referiu o Ministro na cerimónia de inauguração da fábrica de Évora da Mecachrome Aeronáutica.

A cerimónia foi presidida por Augusto Santos Silva e também contou com a presença dos Ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Augusto Santos Silva realçou que o estabelecimento desta fábrica mostra que «vale a pena conduzir uma ação agressiva, no bom sentido, de captação de investimento produtivo» para o País.

«Nós precisamos de todos, daqueles que adquirem ativos que já existiam em Portugal, que dinamizam as cidades adquirindo e restaurando imobiliário, que apostam em múltiplos serviços», acrescentou.

O Ministro realçou também que Portugal precisa «crucialmente de investimento produtivo» e de desenvolver a sua indústria 4.0, que está na «vanguarda da inovação tecnológica, económica e organizacional do mundo de hoje».

Investimento no primeiro semestre atinge máximo de crescimento em 18 anos

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que Portugal registou no primeiro semestre de 2017 o maior crescimento dos últimos 18 anos e destacou que Portugal também está a verificar «um aumento do stock do investimento direto estrangeiro» e «a dar mais confiança aos investidores portugueses e estrangeiros».

«Temos uma série de investimentos que estão a arrancar agora» nos setores automóvel e aeronáutico e que «estão a criar melhor emprego, emprego mais qualificado, mais exigente, emprego que está a trazer a estas regiões mais desenvolvimento», disse Caldeira Cabral.

A inauguração da fábrica que produz peças metálicas para a indústria aeronáutica representou um investimento de 30 milhões de euros e o Ministro acrescentou que nesta área «o crescimento do investimento é maior» porque parte de uma base mais pequena e está mais baseado em investimento estrangeiro.

Caldeira Cabral destacou também os projetos de outras multinacionais estrangeiras, como a Embraer ou a Lauak, e ainda o investimento que está a ser feito na zona de Ponte de Sor, em Portalegre.

«É um conjunto de investimentos que demonstra que o esforço que o País fez de consolidar um cluster aeronáutico está a resultar», disse, frisando o objetivo de garantir novos investimentos e criar mais emprego.

Fábrica vai criar 250 empregos em Évora

A segunda fábrica da Mecachrome em Portugal, localizada em Évora, representa um investimento de cerca de 30 milhões de euros, que foi objeto de um contrato de incentivos com o Estado português, e cria 250 novos postos de trabalho.

A fábrica produz peças metálicas para a indústria aeronáutica, na primeira fase, peças de alta precisão para motores, e na segunda, produzirá peças para a estrutura de aeronaves.

Nesta unidade, a empresa aplicará um inovador processo produtivo criogénico - à base de azoto líquido –, concebido pelo grupo Mecachrome em França.

Os principais clientes são empresas de construção de aviões como a Airbus e a Boeing, de aeronáutica e aeroespacial Safran.

A empresa francesa Mecachrome encontra-se em Portugal desde 2014, ano em que construiu a sua primeira fábrica de componentes aeronáuticos, em Setúbal.

in Portal do Governo

13-10-2017

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030