Secretaria Geral

Produto Interno Bruto cresce no terceiro trimestre de 2018 acima da União Europeia

Produto Interno Bruto cresce no terceiro trimestre de 2018 acima da União Europeia

O INE estima um crescimento de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2018, por comparação com o período homólogo, e de 0,3% por comparação com o trimestre anterior.

Este ritmo de crescimento representa um abrandamento face ao trimestre anterior (2,4% em termos homólogos e 0,6% em cadeia), mas mantém a tendência de convergência com a União Europeia e a zona euro (1,9% e 1,7%, em termos homólogos, respetivamente).

O padrão de crescimento face ao período homólogo continuou marcado por uma forte dinâmica de criação de emprego (aumento de 2,1%, com 100 mil novos empregos) e de redução do desemprego (redução de 1,75 p.p. da taxa de desemprego, menos 91 mil desempregados).

Realça-se ainda uma aceleração ligeira do crescimento do investimento. Este é o décimo oitavo trimestre consecutivo de crescimento da economia portuguesa. Este crescimento ocorre num contexto de equilíbrio das contas externas e de consolidação orçamental.

Este é o caminho que garante maior resiliência da economia portuguesa e permite continuar a assegurar as funções do Estado de forma continuada.

in Portal do Governo

2018-11-14

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030