Secretaria Geral

Programa Valorizar apoia investimento turístico no interior com 1,8 milhões de euros

Programa Valorizar apoia investimento turístico no interior com 1,8 milhões de euros

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, presidiu à celebração de cinco contratos no âmbito do programa Valorizar, com um financiamento global associado de cerca de 1,8 milhões de euros, nos municípios da Covilhã, Fundão e Idanha-a-Nova.

Os contratos foram assinados pelo Turismo de Portugal e os municípios da Covilhã, Idanha-a-Nova, a Associação das Aldeias Históricas e o Eco Glamping da Gardunha.

A Secretária de Estado Ana Mendes Godinho afirmou que «estes projetos refletem o dinamismo que se sente no País em termos de investimento e projetos inovadores no turismo, associados à valorização do território, do património e da natureza».

«O Programa Valorizar que criámos há um ano aprovou até ao momento cerca de 230 projetos, demonstrando que o Turismo é um instrumento de dinamização das economias regionais, estando cada vez mais a acontecer em todo o País», acrescentou.

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, disse que «o Programa Valorizar é um mecanismo que visa investir na dinamização turística de uma região que, infelizmente, foi altamente fustigada nos últimos meses. Pretendemos, assim, cumprir os nossos objetivos estratégicos de qualificar, capacitar e diversificar a oferta, contribuindo para uma procura mais homogénea por todo o território nacional».

Projetos

Para o município da Covilhã foi aprovado um incentivo de 180 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio ao Turismo Acessível, para um projeto que visa melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do Museu de Arte e Cultura.

Além da adaptação das infraestruturas existentes, o projeto integra a aplicação de novas tecnologias para uma experiência multissensorial do espaço expositivo, a adaptação para Braille dos Guias do Museu de Arte Sacra e do Museu de Arte e Cultura, a criação de uma app «Covilhã Acessível – Guia da Cidade», bem como a implementação de nova sinalética na cidade.

Durante a sessão foi, também, assinalado o início do funcionamento do wi-fi na Covilhã, um incentivo já aprovado e concretizado de 45 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes wi-fi.

Na aldeia de Alcongosta, no Fundão, foi assinado um contrato com um incentivo de 135 mil euros para expansão e modernização do Natura Glamping, alojamento turístico de tipo acampamento com glamour (glamping), da Serra da Gardunha, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Na aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, foi assinado um contrato com o município para afirmação de Monsanto enquanto destino turístico qualificado e diferenciado, ajustado a uma procura turística exigente, abrangente e em franco crescimento, com um incentivo aprovado de 394 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Este projeto inclui um sistema inteligente de gestão do tráfego automóvel e do estacionamento que, entre outras funcionalidades, permitirá a gestão do estacionamento dentro da aldeia.

Ainda no âmbito da mesma linha, foi firmado um contrato com um incentivo aprovado de 399 mil euros, com a Associação das Aldeias Históricas para desenvolvimento e promoção da Grande Rota 22 das aldeias históricas, com ações de promoção, sinalização e promoção da mobilidade interaldeia, de forma a capacitar esta emblemática rota para que possa responder a todas as necessidades de quem a percorre.

A Associação das Aldeias Históricas assinou um outro contrato, no âmbito da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, com um incentivo aprovado de 650 mil euros, que visa promover a disponibilização de redes wi-fi de elevada qualidade nos centros históricos e nos espaços públicos de maior afluxo de turistas no conjunto das doze aldeias históricas.


in Portal do Governo

2018-01-04

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030