Secretaria Geral

Projeto IA-SI - Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos

Projeto IA-SI - Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos

A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) — por onde passam mais de 85% dos projetos candidatados aos sistemas de incentivos do Portugal 2020 — vão investir na inteligência artificial para reduzir a burocracia e o tempo que os empresários têm de esperar até receberem os fundos comunitários.

O objetivo é tirar partido da ciência de dados e de inovadoras técnicas de aprendizagem automática para revolucionar a forma como se gerem estes incentivos europeus e se controlam os investimentos apoiados.

O projeto IA-SI - Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos, desenvolvido em parceria com o ISCTE, visa a melhoria da eficiência e fiabilidade dos objetivos e da gestão de riscos na fase de candidatura e análise de pedidos de pagamento das empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos do Portugal 2020, com recurso a técnicas de aprendizagem automática.

O IA-SI, que arranca já 2020, com resultados práticos em 2022, representa um investimento de 299.968,19 comparticipado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SAMA).



Fonte: IAPMEI

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030