Secretaria Geral

Rating S&P: Perspetiva positiva para Portugal

Rating S&P: Perspetiva positiva para Portugal

A agência Standard & Poor’s alterou de "estável" para "positiva" a perspetiva da notação da dívida pública portuguesa, um ano depois de lhe ter voltado a atribuir o "grau de investimento".

Esta atualização reflete a confiança na sustentabilidade dos progressos registados na evolução da economia portuguesa e na gestão das contas públicas, com destaque para as projeções de um crescimento económico robusto, a diminuição da dívida externa, o dinamismo do setor exportador e a solidez do processo de consolidação orçamental.

De notar também os progressos alcançados no reforço da estabilidade financeira, entre os quais a redução significativa do rácio do crédito mal parado.

"Este desenvolvimento é o resultado das nossas políticas orientadas para reforçar a confiança dos agentes económicos, estabilizar o sistema financeiro e equilibrar as contas públicas, através do aumento continuado da qualidade da despesa pública.", comentou o Ministro das Finanças, Mário Centeno.

"O Governo tenciona alcançar um orçamento equilibrado no próximo ano e manter a trajetória descendente do peso da dívida pública no PIB, por forma a reforçar a resiliência das contas públicas e da economia portuguesa.", acrescentou.


in Portal do Governo

2018-09-14

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030