Secretaria Geral

TCE - Documento informativo: Resposta da UE ao escândalo "Dieselgate"

TCE - Documento informativo: Resposta da UE ao escândalo

A questão das discrepâncias entre os valores laboratoriais e as emissões dos veículos na estrada foi posta em destaque com a descoberta da manipulação, pelo grupo Volkswagen, dos sistemas de emissões dos veículos, o chamado escândalo “Dieselgate”, divulgado em setembro de 2015.

O novo documento informativo do Tribunal de Contas Europeu enumera as medidas adotadas, tanto a nível da União Europeia (UE) como dos Estados Membros, e descreve as alterações efetuadas ao sistema de medição das emissões dos veículos após setembro de 2015.

Para o TCE, as leis da UE sobre as emissões dos veículos melhoraram desde o escândalo "Dieselgate", mas continuam a existir desafios. O Tribunal congratula-se com as melhorias na fiscalização do mercado, salientando no entanto que a sua eficácia depende da aplicação pelos Estados-Membros.

O TCE avisa também que os fabricantes poderão encontrar formas de contornar os novos sistemas de ensaio que foram introduzidos, e que a frequência de realização de ensaios por terceiros independentes poderá ser reduzida devido aos elevados custos que implicam.



Fonte: Tribunal de Contas Europeu

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030