Biblioteca e Arquivo


A Biblioteca e o Arquivo, integrado na Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas, recolhe, preserva, descreve e divulga o património bibliográfico e arquivístico na área da Economia, de acordo com as normas nacionais e internacionais de tratamento técnico da documentação arquivística e bibliográfica.

O espólio existente é constituído pelos fundos bibliográficos e arquivísticos de organismos extintos, como as Secretarias - Gerais dos ex-Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, assim como dos organismos que integram hoje a “Prestação Centralizada de Serviços (PCS).”

A documentação mais antiga remonta à segunda metade do século XVI, século XVIII e primeira metade do século XIX, proveniente de serviços públicos com atividade relacionada com o Ministério, como por exemplo os fundos da Montaria-mor do Reino, Administração dos Reais Pinhais de Leiria ou a Comissão Central de Pesos e Medidas.
 

Serviços

Serviços de Referência e Leitura

Na sala de leitura estão disponíveis catálogos, inventários, guias, ficheiros, bases de dados, para aceder à documentação pretendida.

A consulta da documentação está abrangida pelo prescrito no Regulamento da Sala de Leitura.

Serviço de Reproduções

O utilizador pode solicitar fotocópias, cópias digitais e fotografias através do preenchimento do formulário Utilização de Reproduções de Documentos.

Pode utilizar o correio eletrónico bibliotecae.arquivo@sgeconomia.gov.pt para solicitar as reproduções dos documentos pretendidos.


Horário

De 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.
Encerra de 15 a 31 de agosto


Os pedidos para consulta de documentação devem ser remetidos através do email bibliotecae.arquivo@sgeconomia.gov.pt 


Localização

Rua do Vale de Pereiro, n.º 4
1250-271 Lisboa

Tel.:217911974
Fax: 217911970

E-mail: bibliotecae.arquivo@sgeconomia.gov.pt


Acessos

Os autocarros da Carris com paragem junto ao Largo do Rato:
74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 773

Metropolitano de Lisboa:
Linha amarela – Estação do Rato
Linha Azul – Estação Marquês de Pombal (saída R. Alexandre Herculano)

Rebaixamento da entrada da sala de leitura da Biblioteca e Arquivo Histórico com uma rampa de acesso. Instalações sanitárias próprias. Trattorino disponível para acesso ao piso superior da sala de leitura.

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030