Secretaria Geral


A Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia (BAHE) destaca, mensalmente, um documento, com o objetivo de dar a conhecer os fundos documentais à sua guarda.
A seleção dos documentos tem por base o conteúdo, as características do suporte, a conjugação com uma efeméride ou a beleza iconográfica.


Documentos do Mês - Ano 2020

Maio

"Reflexões sobre língua portugueza" - Francisco José Freire (1719-1773)

No mês em que se celebra a língua portuguesa no mundo, destaca-se a obra “Reflexões sobre língua portugueza” de Francisco José Freire, frade ligado à oratória, filólogo que inspirou o movimento estético e literário da Arcádia Lusitânia, de onde adotou o nome de Cândido Lusitano e, pelo qual, é mais conhecido.

Esta obra rara, datada de 1842 e pertencente ao espólio da Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia, está dividida por três volumes, cada um com 192 páginas, onde o autor procura a “pureza da linguística” e o “conveniente emprego dos vocábulos” para que a “oração se torne percetível”.

O retrato de Francisco José Freire, uma pintura a óleo sobre tela, encontra-se na Coleção de Pintura da Biblioteca Nacional de Portugal.

Imagem  maio
 


Legenda

Freire, Francisco José 1719-1773 Reflexões sobre língua portugueza

Reflexões sobre língua portugueza / escriptas por Francisco José Freire. - Lisboa : Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis, 1842. - 3 vol. - Parte I: Do valor das palavras e correcção da grammatica. Parte II: Trata do que pertence à pronunciação. Parte III: Comprehende illustrações e additamentos às partes I e II


Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

 

Arquivo de imagens

2020

2019

2018

2017



 



 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Denúncias / Queixas
  • Reserva de espaços
  • Não Paramos. Estamos ON
  • COVID-19
  • Portugal 2020
  • Indústria 4.0