Secretaria Geral

Projeto do “Teatro da Rua Áurea”
 
O documento apresentado resulta da intenção de construir um teatro na baixa de Lisboa, que conseguisse compensar o desaparecimento da Ópera do Tejo aquando o terramoto de 1755. Trata-se de um projeto de cariz comercial e empresarial, com implantação num dos quarteirões centrais da baixa pombalina, entre a Rua do Ouro, a Rua dos Sapateiros, a Rua da Assunção e a Rua de Santa Justa.

Este “Teatro da Rua Áurea”, anterior ao Teatro D. Maria II, nunca foi construído e pretendia ser um teatro à italiana, de autoria desconhecida mas de punho italiano, como comprovam as legendas nessa língua e o domínio da tratadística relacionada com esta temática (Cf. Revista Monumentos nº 1). Tanto a planta como o corte respetivo estão disponíveis para consulta na BAHE.

Imagem 1  dezembro
 

Legenda

Planta para a construção de um teatro no lugar apontado, segundo o uso da Corte, com servidão separada para a família real e seus criados. Sec. XIX [?] ca 1:208. 2 f.

BAHE, coleção de desenhos, 16ª

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


Real Teatro de Salvaterra de Magos : a reconstrução de uma memória
 
Esta obra é o culminar da investigação histórica em torno da presença de um teatro dedicado à ópera, mandado construir pela família real em Salvaterra de Magos.

O teatro da autoria do arquiteto e cenógrafo italiano Carlo Bibiena foi inaugurado em 1753 e até 1792 foram representadas mais de 60 peças de ópera com os melhores artistas europeus da época. O teatro de São Carlos em Lisboa e as invasões francesas contribuíram para a perda de visibilidade e uso, terminando por ser destruído num incêndio em 1818.

A pesquisa contou com muitos documentos disponíveis no Arquivo Histórico, alguns deles publicados nesta obra que se encontra também acessível para leitura na biblioteca.

Imagem 2 janeiro 2018
 

Legenda

BEUVINK, Aline Gallasch-Hall

O Real Teatro de Salvaterra de Magos : a reconstrução de uma memória; pref. Hélder Manuel Esménio. - Casal de Cambra : Caleidoscópio, 2016. - 111 p. : il., fotografias e desenhos ; 24 cm. ISBN 978-989-658-409-2

BAHE 55

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia




  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030