Secretaria Geral

Obras do Padre António Vieira

Notável prosador e o mais conhecido orador religioso português, o Padre António Vieira nasceu em 1608, em Lisboa e faleceu na Baía em 1697. Religioso, filósofo, diplomata e escritor é também considerado um dos maiores oradores portugueses e uma das mais influentes personagens portuguesas do seu tempo.  As obras "Sermão de Santo António" aos "Peixes e História do Futuro" ficam como testemunho dessa arte.


O Sermão de Santo António aos Peixes

O Sermão de Santo António aos Peixes
é uma das obras mais conhecidas do Padre António Vieira. O Sermão foi pregado em S. Luís do Maranhão, no Brasil, no dia 13 de junho de 1654, na sequência dos litígios que surgiram entre os colonos brasileiros e os Jesuítas, que contestavam a escravidão dos povos indígenas.
Com uma construção literária e argumentativa notável, este Sermão alegórico louva algumas virtudes humanas e, principalmente, censura com severidade os vícios dos colonos, em defesa da humanidade nas relações entre os homens.

Imagem julho
 

Legenda

Vieira, António S.J. 1608-1697 Sermoens do P. Antonio Vieira, da Companhia de Jesus, visitador da província do Brasil, prégador de Sua Majestade . - Lisboa : Officina de Miguel Deslandes, 1679 - 1748 . - 15 vol. ; 21 cm . - Vol. 1 (sem rosto)Vol. 4: (fragmento)Vol. 15: Impresso na Officina de Manoel da Silva . - ISBN Encadernado


História do Futuro

Na História do Futuro o Padre António Vieira deixa uma mensagem profética, reavivando o mito milenarista do Quinto Império,  anunciando que no século XVII caberia a Portugal a liderança do mundo civilizado, um império cristão que sucederia aos quatro célebres predomínios da Antiguidade: assírio, persa, grego e romano.
Considerada a primeira narrativa utópica escrita em português, foi publicado postumamente em Lisboa em 1718, sendo apenas um fragmento inacabado.
 

Legenda

Vieira, António S.J. 1608-1697 História do futuro : livro anteprimeyro : prologomeno a toda a historia do futuro, em que se declara o fim, & se provaõ os fundamentos della / escrito pelo padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesus, Prégador de S. Majestade . - Lisboa : Officina de Antonio Pedrozo Galram, 1718 . - (XXXIV], 379 p. ; 21 cm . - ISBN Encadernado


Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia

  • Recrutamento
  • Reserva de espaços
  • Canal Denúncias
  • Eventos SGE
  • Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
  • Portugal 2020