
"Reflexões sobre língua portugueza" - Francisco José Freire (1719-1773)
No mês em que se celebra a língua portuguesa no mundo, destaca-se a obra “Reflexões sobre língua portugueza” de Francisco José Freire, frade ligado à oratória, filólogo que inspirou o movimento estético e literário da Arcádia Lusitânia, de onde adotou o nome de Cândido Lusitano e, pelo qual, é mais conhecido.
Esta obra rara, datada de 1842 e pertencente ao espólio da Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia, está dividida por três volumes, cada um com 192 páginas, onde o autor procura a “pureza da linguística” e o “conveniente emprego dos vocábulos” para que a “oração se torne percetível”.
O retrato de Francisco José Freire, uma pintura a óleo sobre tela, encontra-se na Coleção de Pintura da Biblioteca Nacional de Portugal.

Legenda
Freire, Francisco José 1719-1773 Reflexões sobre língua portugueza
Reflexões sobre língua portugueza / escriptas por Francisco José Freire. - Lisboa : Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis, 1842. - 3 vol. - Parte I: Do valor das palavras e correcção da grammatica. Parte II: Trata do que pertence à pronunciação. Parte III: Comprehende illustrações e additamentos às partes I e II
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia