Secretaria Geral
Imagem 1-outubro 2020
 

CORDEIRO, Cândido Celestino Xavier

Para o mês de novembro destaca-se um projeto do engenheiro Cândido Celestino Xavier Cordeiro (1894-1904). Exerceu funções de Inspetor das obras públicas e engenheiro consultor da Companhia dos Caminhos-de-ferro. Iniciou o seu percurso académico na Universidade de Coimbra e completou-o, na área da engenharia, na prestigiada École Nationale des Ponts et Chaussées tendo sido aluno premiado.

Cândido Cordeiro é uma figura relevante no desenvolvimento dos caminhos-de-ferro de Portugal, pela importante execução dos vários projetos de construção. Participou também na Exposição Universal de Paris de 1900. Foi membro da Academia Real de Ciências e da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses. O projeto apresentado é um dos muitos existentes na Coleção de Desenhos e representa um dos seus trabalhos como aluno da École Nationale des Ponts et Chaussées e, cuja assinatura é caracterizada simplesmente pelo nome Cordeiro.


Legenda

Concours d'Architecture. Café Restaurant Estudos de arquitectura apresentados no curso da Ecole Impériale des Ponts et Chaussés . - 1 Desenho: ms., a tinta da China, aguarelado, color., em papel; 1 002 X 635 mm. - CORDEIRO, Cândido Celestino Xavier, 1865-1866

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030