Secretaria Geral

“Casas de terra ou de taipa”

A obra apresentada, da autoria de François Cointeraux (1740-1830), professor de arquitetura rural, na tradução portuguesa “Casas de terra ou de taipa”, é considerada pioneira na abordagem sobre a construção de edifícios em taipa. A taipa é uma forma de construção em terra crua ou adobe. Esta técnica milenar utilizada na cultura oriental é tema das obras e das construções deste arquiteto francês nascido em Lyon.

Baseada nesta técnica, Cointeraux constrói dezenas de edifícios em várias localidades francesas. No início desta sua obra, o arquiteto apresenta as vantagens da utilização da taipa que evita os desastres de incêndios, “a arte da incombustibilidade”, uma forma económica de construção, uma ciência na edificação e também “uma maneira de tirar partido dos bens (materiais naturais) do campo”. É, atualmente, considerado um dos pioneiros da arquitetura sustentável. testemunhar contra Maria Antonieta é condenado à morte por guilhotina no Champ de Mars.

Imagem - Julho 2021
 


Legenda

Cointeraux, François 1740-1830 

École d'architecture rurale ou Leçons par lesquelles on apprendra soi-même à bâtir solidement les maisons de plusieurs étages, avec la terre seule ou autres matériaux les plus communs et du plus vil prix / par François Cointeraux. - Paris: F. Cointeraux, 1791. - 2 vol.: il.; 19 cm. - Second cahier

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030