Secretaria Geral

Templo do Vaticano

O Templo do Vaticano (…) de Carlo Fontana, publicado em Roma em 1694, é uma obra dedicada à história da construção de S. Pedro e de como foi levado e erigido o seu obelisco, na colina do Vaticano.
Os desenhos do próprio Carlo Fontana, arquiteto italiano (1634-1714), traçam a história do projeto da basílica do Vaticano das suas origens, quando foi erguida pelo Imperador Constantino, no início do séc. IV, no local do túmulo do Apóstolo Pedro que se acredita ter ocorrido no local do antigo Circo de Nero, até ao final do século XVII.
Através desta obra, tomamos conhecimento de toda a operação de colocação do Obelisco na Praça de S. Pedro.  O Obelisco originário do Egipto foi levado por Calígula, para Roma, no ano 37, no local onde iria ser construído o Circo de Calígula, na colina do Vaticano.
Em 1586, o Papa Sisto V mandou deslocar o Obelisco para o centro da Praça de S. Pedro. Foi construída uma grandiosa estrutura em madeira – apresentada na figura – para transportar e erguer o Obelisco, para o centro da Praça onde ainda hoje se encontra.
A obra que se encontra na BAHE é um belíssimo exemplar com capa em pergaminho creme, decorado com relevos, escrito em latim e italiano.

Imagem - fev22
 


Legenda

Fontana, Carlo 1634-1714 
Il tempio Vaticano e sua origine con gl'edifitii più cospicui antichi e moderni fatti dentro e fuori di esso, descritto dal Cav. Carlo Fontana, Ministro Deputato del detto famoso tempio e architetto, con molte regole principali d'architettura e operationi curiosissime dote in luce, e delineate dal Medisimo . - Roma: Stamparia di Francesco Buagni, 1694. - 2 vol.: il., est.; 45 cm

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030