Aguarde um momento, por favor...

Economia e o Desafio Digital
Secretaria-Geral
 
 
 
 
 
 
30 de Abril de 2024
 
Informação
 


A Conferência “Economia e o Desafio Digital”, organizada pela Secretaria-Geral da Economia, no dia 12 de maio no auditório da Polícia Judiciária, em Lisboa, foi uma iniciativa que pretendeu dar a conhecer vários casos de referência que contribuem para a inovação digital em Portugal. Foi uma manhã de partilha de informação e conhecimento, abordando várias soluções que contribuem para incrementar a mudança.

Este evento contou com a participação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e de vários especialistas na área inovação digital em Portugal.

A Diretora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária, Luísa Proença, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a relevância da temática em debate, “colocada a toda a sociedade e a todos os setores, individual e coletivamente”. Salientou ainda que, também a “Polícia Judiciária abraçou este desafio do digital”.

A abertura da sessão ficou a cargo do Secretário-Geral da Economia, João Rolo, que, após agradecer a presença de todos os convidados, oradores e participantes, fez uma breve síntese cronológica da história recente da SGE, referindo a evolução dos serviços prestados nas áreas das tecnologias e do digital.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, saudou a iniciativa do Secretário-Geral da Economia na realização destes eventos e realçou o vasto trabalho desenvolvido pela SGE: “…a SGE “saiu de portas” e veio debater o digital com a comunidade.”
Nuno Fazenda frisou que “… a Era Digital veio para ficar e para mudar o futuro da nossa sociedade, em muitas dimensões…”, destacando os bons resultados alcançados por Portugal nos principais indicadores europeus e mundiais.
O Secretário de Estado reforçou também a importância do “motor digital” atuar em três vetores fundamentais: Instituições, Empresas e Pessoas.

Seguiram-se os três painéis de debate que incidiram sobre grandes temas como o 5G, o Business Innovation, Cloud, ChatGPT, Metaverso, Inteligência Artificial:

  • “Everything is Cloud. Tudo é Cloud. Será assim?”;
  • “Everyone Talks About 5 G. Todos falam sobre o 5G. Será assim?”;
  • “Business Innovation, Chatgpt, Metaverso, IA! Friend or Foe? Inovação nas organizações. Oportunidade ou ameaça?”.

Estes momentos de partilha de conhecimento e informação ficaram a cargo de representantes e especialistas da AWS, Microsoft, Google, NOS, ALTICE, VODAFONE, Ernest & Young, ESNA e CGI.

O Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, que encerrou a Conferência, sublinhou os indicadores e sinais positivos da economia portuguesa, assentes num crescimento estrutural e sustentado.
Pedro Cilínio ressalvou ainda a relevância da transição digital enquanto “contributo fundamental para o aumento da eficiência operacional das empresas e do trabalho em rede”.

A Conferência “Economia e o Desafio Digital” reuniu cerca de 200 participantes e teve por finalidade debater a temática da Inovação Digital nas organizações como um desafio, oportunidade ou ameaça e conhecer vários casos de referência em Portugal, abordando várias soluções que contribuem para incrementar a mudança que se impõe.

Esta iniciativa integra um conjunto de eventos que a SGE tem programado sobre temas atuais de relevância.

Galeria de fotos

 

Voltar