Secretaria Geral

Agendas Mobilizadoras do PRR superaram expetativas mais otimistas

Agendas Mobilizadoras do PRR superaram expetativas mais otimistas

As nossas expetativas mais otimistas foram superadas pela excelência do vosso trabalho», disse o Primeiro-Ministro António Costa no encerramento da apresentação dos 64 projetos selecionados para o concurso para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que decorreu durante dois dias em Matosinhos.

O Primeiro-Ministro sublinhou que estre programa, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência «é uma oportunidade única para transformar o perfil económico do nosso País».

António Costa felicitou «todos os consórcios pelo trabalho que apresentaram e que é um fator de confiança no futuro do nosso País pela demonstração da excelência do nosso tecido empresarial e do nosso sistema científico e tecnológico».

O plano Nova Geração UE, lançado para que a União Europeia saia mais forte e resiliente da crise pandémica, no qual se integra o PRR, «é uma oportunidade única, na qual temos de apostar para fazer o que não fazemos com o financiamento comunitário normal».

Aproveitar o capital humano

O Governo entendeu que esta «era uma oportunidade para mobilizar o melhor do nosso tecido empresarial e do nosso sistema científico e tecnológico para, em conjunto, trabalharem para lançar no mercado novos produtos e serviço de maior valor acrescentado».

«Este é o único caminho para aumentarmos a prosperidade do País, para termos empresas competitivas à escala global que gerem emprego de melhor qualidade, que remunere justamente a geração mais qualificada que o País tem», disse.

O Primeiro-Ministro disse que a única forma «de aproveitar este capital humano, é, continuando a investir na formação, aproveitar o seu conhecimento e transformá-lo em valor económico».

Consórcios

Referindo que «durante anos ouvimos falar do afastamento entre as empresas e o setor científico e tecnológico», afirmou que, «por isso, colocámos como objetivo a constituição dos consórcios», e o aviso «lançado em 1 de julho com um prazo até 30 de setembro, teve 3251 entidades, das quais 2015 empresas, a associarem-se em consórcios e a apresentarem 146 propostas».

António Costa disse que as propostas apresentadas ao concurso para atribuição dos fundos demonstraram «que temos capacidade para ganhar escala através do consórcio, da capacidade de trabalhar em rede».

O programa das Agendas Mobilizadoras «complementa outros programas do Plano de Recuperação e Resiliência, na digitalização, na transição climática, programas do Portugal 2030 e ainda outros de gestão centralizada pela Comissão Europeia», disse, acrescentando que «muitos destes consórcios têm condições para se bater com os melhores à escala europeia, conseguindo trazer para Portugal mais fundos dos programas diretamente geridos pela Comissão Europeia».

O Primeiro-Ministro concluiu afirmando que «não devemos ser excecionais apenas nos tempos de exceção, devemos ser excecionais sempre, porque temos condições para o ser».


in Portal do Governo

2021-12-03

 

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030