Secretaria Geral

Agendas mobilizadoras do PRR vão reforçar dinâmica entre conhecimento e produtos para o mercado

Agendas mobilizadoras do PRR vão reforçar dinâmica entre conhecimento e produtos para o mercado <spa

«A relação entre valor associado ao conhecimento e valor económico é um desafio que sistematicamente é referido como uma restrição» para o crescimento económico português, disse o Secretário de Estado da Economia, João Neves, na conferência Viseu Económico.

O Secretário de Estado acrescentou que «queremos responder a este desafio acrescentando mais dinâmica na relação entre a produção do conhecimento e os produtos que são colocados no mercado», através dos projetos das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência.

A segunda fase do concurso das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial somou 64 candidaturas concretizadas, que representam um potencial de investimento global de 8385 milhões de euros, e têm como objetivo aumentar a competitividade da economia.

A avaliação das candidaturas terminou no dia 14, tendo João Neves referido que a comissão de avaliação tinha «60 dias para avaliar as propostas em definitivo, elas foram apreciadas em tempo, serão comunicadas na próxima sexta-feira [17 de junho] aos consórcios».

As agendas mobilizadoras para a inovação empresarial são «um instrumento muito importante» que «não tem comparação com nenhum sistema alguma vez realizado para suportar investimento empresarial. Não tem nenhuma comparação com nada do que até agora fizemos», sublinhou.

Na primeira fase do concurso foram selecionadas 70 manifestações de interesse selecionadas, das quais foram concretizadas 64 na segunda fase 64 candidaturas ao financiamento, representando um potencial de investimento de 8385 milhões de euros.

O Secretário de Estado disse ainda desejar «que estes projetos sejam contratados, no essencial, durante o próximo mês de julho, de maneira que os cerca de oito mil milhões de euros de investimento que vai ser concretizado possam ter efeitos de transformação na nossa atividade económica».

in Portal do Governo

2022-06-15

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030