Secretaria Geral

Anúncio do lançamento do projeto Porta Portugal

Anúncio do lançamento do projeto Porta Portugal

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presidiu à segunda reunião do Grupo de Trabalho para a Reabilitação e Revitalização da Zona de Fronteira de Vilar Formoso, no final da qual foi anunciado o projeto Porta Portugal, que vai ser implementado na vila raiana, do qual a requalificação do parque TIR de Vila Viçosa é o primeiro passo.

«Este é um projeto integrado com várias dimensões», disse Ana Abrunhosa, acrescentando que, além da requalificação do parque TIR, inclui ainda «a ligação da A25 a Vilar Formoso e Fontes de Onor», em Espanha. E o objetivo é abrir também, perto do posto de turismo de Vilar Formoso, «um Espaço Cidadão, um Espaço Empresa e um museu ou centro de interpretação sobre os portugueses no mundo».
 
«Também é fundamental atrairmos empresas para este território» e «envolvermos os privados neste projeto integrado», para que, mais do que uma porta de entrada no país, Vilar Formoso se torne numa verdadeira montra de Portugal e consiga fixar cada vez mais pessoas.

Estas vertentes «infraestrutural, turística e cultural», aliadas à vertente empresarial pretendida, não seriam possíveis sem «o grande envolvimento da autarquia» elogiado pela Ministra.
 
Desejo de uma nova eurocidade

 
«Este é um projeto integrado que faz todo o sentido no contexto das eurocidades», disse igualmente Ana Abrunhosa. «E há o desejo de uma eurocidade que envolva Vilar Formoso, Almeida, Fontes de Onor e Cidade Rodrigo», acrescentou. Este contexto, explicou, permitiria projetos de desenvolvimento conjuntos e o acesso a verbas específicas da União Europeia.

Todos os contributos que estes territórios tenham «vão ser valorizadores deste projeto integrado» da Porta Portugal. E, ao mesmo tempo, os próprios territórios vão ser valorizados com a implementação deste projeto.
 
Na reunião do Grupo de Trabalho participaram também os Secretários de Estado do Turismo, Rita Marques, das Infraestruturas, Jorge Delgado, Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Almeida, o Alcaide de Fontes de Onor e o Presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso.


in Portal do Governo

2019-12-05

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030