Secretaria Geral

Apresentação da “Agenda para as Profissões do Turismo”

Apresentação da “Agenda para as Profissões do Turismo”

Foi apresentada a 27 de março, pelo Secretário do Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, a Agenda para as Profissões do Turismo uma iniciativa da área governativa da Economia e Mar e que teve lugar na Academia das Ciências em Lisboa.

Esta é uma agenda estratégica, composta por 20 medidas para crescer nas qualificações, na atratividade das profissões e no número de profissionais.

Entre as 20 medidas apresentadas destacam-se, entre outras, o Plano Nacional para a Modernização e Especialização da Rede de Escolas Hotelaria e Turismo, a concretização da Academia Internacional de Turismo – integrando ensino superior, ensino profissional, I&D e empreendedorismo, o lançamento do Cartão Atlas - Programa de benefícios para os profissionais de turismo, a majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação, reforço da formação para acelerar a dupla transição – climática e digital – e a internacionalização de empresas e marcas. Estão ainda previstas campanhas para a valorização das profissões do turismo.

A Agenda para as Profissões do Turismo é um documento aberto, em contínua construção, que tem como grande ambição: «tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo».

A sessão contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho e do Ministro da Educação, João Costa e com um painel de debate composto por diferentes profissionais do setor. António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar encerrou a sessão.

Foi salientada a importância da valorização dos profissionais do setor como medida essencial para mais e melhor turismo. O investimento nas pessoas, no aumento das suas qualificações, rendimentos e reconhecimento, é uma aposta estratégica para preparar o futuro de uma atividade em crescimento.


Fonte: Turismo de Portugal

 

 

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030