Secretaria Geral

Banco de Portugal: Estudo da Central de Balanços - Análise das empresas da região Norte

Banco de Portugal:  Estudo da Central de Balanços - Análise das empresas da região Norte

O Banco de Portugal publicou o Estudo da Central de Balanços n.º 38 - Análise das empresas da região Norte. Neste estudo é apresentada uma avaliação da situação económica e financeira das empresas da região Norte, que tem por base a informação da Central de Balanços do Banco de Portugal.

Esta é a primeira de uma série de análises regionais que procurará cobrir a totalidade do território nacional segundo a sua desagregação atendendo à Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS).

Neste estudo, o Banco de Portugal analisa as empresas com sede na região Norte decompostas pelas sub-regiões que a compõem: Alto Minho, Cávado, Ave, Área Metropolitana do Porto, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes.

Em 2017, cerca de 144 mil empresas tinham a sua sede na região Norte, o que correspondia a um terço das empresas portuguesas. Estas empresas empregavam um terço das pessoas ao serviço em Portugal e geraram 29% do respetivo volume de negócios.

Estavam sediadas na região Norte 51% das empresas da indústria em Portugal. Este setor era mais relevante nas sub-regiões do Alto Minho, Cávado, Ave, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes.


Fonte: Banco de Portugal

 

 

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030