Secretaria Geral

CAF - Relatório «Portugal – Leapfrogging Digital Transformation»

CAF - Relatório «Portugal – Leapfrogging Digital Transformation»

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) disponibilizou o Relatório «Portugal – Leapfrogging Digital Transformation», onde apresenta a Estratégia de Transformação Digital de Portugal, nomeadamente os motivos subjacentes a toda a transformação, o modelo de governança, o quadro regulamentar, os elementos facilitadores e as principais iniciativas.

Disponibiliza também algumas experiências acumuladas e recomendações para os países da América Latina, a partir da experiência portuguesa.
 
Para a estratégia de Transformação Digital, foram adotadas soluções comuns, sendo que a AMA desenvolveu duas soluções para serem utilizadas a nível governativo, funcionando como alicerces para a implementação da estratégia de Transformação Digital, nomeadamente, a identidade digital e a plataforma de interoperabilidade.

A adoção de novas tecnologias é também um elemento facilitador da inovação no setor público, onde Portugal tem procurado ter uma postura proativa na integração de novas tecnologias na Administração Pública.

De acordo com este estudo, a disseminação de soluções transversais como a plataforma de interoperabilidade e mecanismos de autenticação eletrónica, afigura-se essencial na transformação digital da Administração Pública portuguesa.


Fonte: AMA

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030