Secretaria Geral

Concurso para a Concessão do Paço Real de Caxias no âmbito do Revive recebe três propostas

Concurso para a Concessão do Paço Real de Caxias no âmbito do Revive recebe três propostas

Foram apresentadas três propostas no concurso lançado para a concessão do Paço Real de Caxias, em Oeiras, que terminou ontem, dia 14 de novembro, no âmbito do Programa Revive.

As propostas vão agora ser analisadas pelo Júri do concurso, que foi lançado em 24 de setembro, com um prazo de concessão de 50 anos e uma renda anual mínima de cerca de 175 mil euros.

A concessão contempla a totalidade do imóvel, cuja área de construção é de 5.817 m2. O investimento estimado para a recuperação do Paço Real de Caxias é de aproximadamente 11 milhões de euros.

O imóvel deverá ter qualquer vocação turística, nomeadamente, estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local, na modalidade de estabelecimento de hospedagem, ou outro projeto de fruição turístico-cultural.

O Paço Real de Caxias foi construído em meados do século XVIII, por vontade do Infante D. Francisco de Bragança, e concluído pelo futuro rei D. Pedro V, que ali se deslocava com frequência com a família real. O espaço destaca-se pelos jardins geométricos envolventes, de influência francesa, inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes, pela magnífica cascata e diversas esculturas nos jardins.

Este imóvel está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953. Inicialmente utilizado como residência de férias da família real, teve posteriormente utilizações diversas, tendo acolhido nos últimos anos os serviços do Ministério da Defesa Nacional.

O Paço Real de Caxias é um dos 33 imóveis inscritos na 1.ª Fase do Programa Revive, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças que conta com o envolvimento dos municípios de localização dos imóveis, e visa a valorização e recuperação de património público que não está a ser devidamente usufruído, o reforço de atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento das várias regiões do país.

Foram já colocados a concurso 19 imóveis no programa Revive, tendo sido adjudicadas 11 concessões, que representam mais de 100M€ de investimento na recuperação de imóveis públicos e mais de 2M€ em rendas anuais.

Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova e do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante e prevê-se para breve o lançamento do Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira, integrado já na 2.ª fase deste Programa.

in Portal do Governo

2019-11-15

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030