Secretaria Geral

Concurso para projetos que desenvolvam soluções de combate ao Covid-19 baseadas em tecnologias espaciais

«Concurso para projetos que desenvolvam soluções de combate ao Covid-19 baseadas em tecnologias espa

A Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com o Ministério para a Inovação Tecnológica e Digitalização de Itália e com o apoio do Governo português através da Portugal Space e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), lança esta terça-feira, dia 31 de março, um concurso para projetos que desenvolvam soluções de combate ao COVID-19 baseadas em tecnologias espaciais.

Trata-se de uma iniciativa que financia até um milhão de euros investigação nas áreas da saúde e educação a ser aplicada, desde logo, em Itália, o país europeu mais afetado pela pandemia, mas com repercussão noutros países. A Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a FCT, apoiará o desenvolvimento e implementação de projetos específicos em Portugal.

A ESA, na área da saúde e através deste concurso, apoia o desenvolvimento de projetos que incluam diagnóstico remoto, monitorização digital remota, planeamento de recursos médicos, limpeza e desinfeção das áreas afetadas, entre outros. No domínio da educação, a ESA dá prioridade a projetos de e-learning e formação remota de professores e alunos, soluções motivacionais de interação social virtual com os estudantes e modelos de formação à distância para empreendedores. Em qualquer um dos casos, os projetos devem recorrer às tecnologias de navegação ou comunicação por satélite e sistemas de observação da terra.

As candidaturas estão abertas até às 12 horas (hora de Lisboa) de 20 abril. Os projetos aprovados nesta primeira fase devem entregar a proposta completa até ao dia 18 de maio. Mais informações no site da ESA Space Solutions ou em Portugal Space.

Sobre a Portugal Space

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, é uma organização privada sem fins lucrativos, criada pelo Governo Português. O principal objetivo da Portugal Space é executar a estratégia "Portugal Space 2030", promovendo e fortalecendo o ecossistema espacial e a cadeia de valor em Portugal, para benefício da sociedade e da economia, através de uma série de áreas de atuação, nomeadamente a Observação da Terra, Telecomunicações, Segurança Espacial e Transporte Espacial. Pretende ainda que até 2030, Portugal seja amplamente reconhecido como uma autoridade mundial na ciência e na economia da interações Espaço-Terra-Clima-Oceano.

in Portal do Governo

2020-03-30

 

  • Recrutamento
  • Denúncias / Queixas
  • Reserva de espaços
  • Não Paramos. Estamos ON
  • COVID-19
  • Portugal 2020
  • Indústria 4.0