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Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa alinha objetivos para 2020

Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa alinha objetivos para 2020

A aposta na diversificação de mercados e na digitalização do setor, o reforço da acessibilidade aérea e da mobilidade interna e, o alargamento dos benefícios do turismo a todo o território, são os grandes objetivos para 2020, propostos pelo Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa (CEPT), que reuniu no passado dia 13 de janeiro, sob presidência do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

O esforço promocional em 2020 deverá ser alargado a novos mercados como Japão, Coreia, Índia (onde o Turismo de Portugal, I.P. se prepara para abrir uma delegação), Austrália e Sudoeste Asiático.

Também a segmentação da promoção será alvo de particular atenção, o que se refletirá no desenvolvimento de campanhas específicas para alguns mercados e produtos. A redução do impacto ambiental da atividade turística, com a aposta na mobilidade interna através de pacotes turísticos sustentáveis, merece também destaque.

“É necessário continuar a estimar e a preservar o turismo. Há mercados, segmentos e oportunidades que nos permitem continuar a crescer sustentavelmente. Destacaria que temos um grande potencial de crescimento em produtos em rede e em oferta de base colaborativa”, enfatizou na sua intervenção, na reunião, o Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

A atual organização regional do turismo foi destacada como fator de competitividade regional, devendo uma eventual participação de outros players regionais ser alvo de prévia e aprofundada ponderação.

A atividade turística deve estar alinhada com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma preocupação partilhada por todo o setor que, cada vez mais, deve estar focado no trabalho em rede entre Turismo de Portugal; I.P., Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT’s) e Entidades Regionais de Turismo (ERT’s), e entre as regiões.

Foi ainda destacada a necessidade do reforço da participação da iniciativa privada na promoção externa regional e do alinhamento entre dos planos regionais e a Estratégia Turismo 2027.

No final do encontro, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, saudou “o espírito da reunião e a satisfação pela sintonia entre as entidades envolvidas, o que reflete bem as razões do sucesso deste setor”. Realçou ainda “a importância do desenvolvimento de um ecossistema digital entre o Turismo de Portugal, I.P., e as Agências Regionais, a capacitação das equipas regionais e o reforço do envolvimento dos privados na promoção”.

O CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, I.P., representantes dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, representantes do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), das ARPT’s e das ERT’s.

 

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