Secretaria Geral

COVID-19- CE: Investimento de Resposta ao coronavírus em vigor a 1 de abril

COVID-19- CE:  Investimento de Resposta ao coronavírus em vigor a 1 de abril

O Conselho Europeu adotou dois atos legislativos, que entrarão em vigor a 1 de abril de 2020, para libertar rapidamente fundos do orçamento da UE para fazer face à crise da COVID-19.

Um dos atos altera as regras dos fundos estruturais e de investimento
, ao passo que o outro alarga o âmbito de aplicação do Fundo de Solidariedade da UE.
 
A Iniciativa de Investimento Resposta ao Coronavírus dará aos Estados-Membros acesso a 37 mil milhões de euros em fundos de coesão para reforçar os sistemas de saúde e para apoiar as pequenas e médias empresas, os regimes de trabalho a curto prazo e os serviços de proximidade.
 
Do montante total, cerca de 8 mil milhões de euros provêm de pré-financiamentos não utilizados em 2019 ao abrigo dos fundos estruturais. A nova medida permite que os Estados-Membros recorram a fundos não utilizados para atenuarem o impacto da pandemia, em vez de os verem devolvidos ao orçamento da UE. Serão desembolsados outros 29 mil milhões de euros a partir das dotações que deveriam ser concedidas mais para o final deste ano.
 
As despesas serão disponibilizadas a partir de 1 de fevereiro de 2020, no intuito de cobrir os custos já incorridos no âmbito dos esforços para salvar vidas e proteger os cidadãos.
 
Os Estados-Membros terão também uma maior flexibilidade para efetuar transferências entre programas da política de coesão, a fim de direcionar os recursos para onde estes fazem mais falta.
 
O Conselho alterou igualmente o âmbito de aplicação do Fundo de Solidariedade da UE, com o objetivo de abranger as emergências de saúde pública para além das catástrofes naturais. Estas medidas ajudarão os Estados-Membros e os países candidatos à adesão a satisfazer as necessidades imediatas das suas populações durante a pandemia de coronavírus.

 

Fonte: Comissão Europeia

 

 

 

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030