Secretaria Geral

CPED: Lançamento da preparação do Estudo para a Empregabilidade Digital

CPED: Lançamento da preparação do Estudo para a Empregabilidade Digital

No “Workshop Empregabilidade Digital”, organizado pelo Programa INCoDe.2030, no dia 7 de dezembro, foi apresentada a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital (CPED) e anunciado estarem reunidas as condições para avançar com o Estudo para a Empregabilidade Digital.

Este estudo será instrumental para identificar as profissões (não TIC) e as competências digitais necessárias para as exercer face às exigências do mercado já em perspetiva.

O evento contou com a presença de vários membros da CPED e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

“O Programa INCoDe.2030 era exatamente o local certo para se promover e dinamizar toda esta rede. É importante destacar a diversidade de entidades que se juntam e que reconhecem o papel que a empregabilidade digital tem enquanto fator de competitividade no nosso país. Segundo o Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade, o capital humano continua a ser o nosso principal desafio, sabemos que 48% dos portugueses não têm as competências básicas. Em 2019, 23% dos portugueses nunca tinham utilizado a internet. Por isso, não fazer parte deste projeto é ficar para trás”, reforçou André de Aragão Azevedo.

Neste estudo pretende-se identificar: 30 profissões não TIC necessárias para responder aos desafios e oportunidades de alguns setores empresariais como a indústria, comércio, serviços ou turismo; quais as competências digitais necessárias para realizar as funções que estas profissões pretendem garantir; que unidades de competência são precisas para garantir a formação destas competências digitais; e quais os percursos formativos na área digital para cada uma das 30 profissões identificadas. Serão ainda desenvolvidos dois projetos piloto (para um setor e uma profissão).



Fonte: INCoDe.2030

 

 

 

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030