Secretaria Geral

Desenvolvimento do País exige mais investimento em investigação e inovação

Desenvolvimento do País exige mais investimento em investigação e inovação

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário de Estado do Ensino Superior participaram em mais uma edição da iniciativa Governo Mais Próximo.

Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira promoveram um conjunto de visitas e encontros com as comunidades académica e científica e o tecido empresarial e industrial do distrito de Setúbal.

Nesta edição, o programa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior foi fortemente dedicado ao ensino superior e à inovação, nomeadamente à traslação, para as empresas daquele distrito, do conhecimento desenvolvido pelas instituições de ensino superior da região.

Na visita ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o Secretário de Estado do Ensino Superior esteve acompanhado pelos homólogos dos Assuntos Europeus, do Planeamento e da Promoção da Saúde. Ao longo da visita, foram dados a conhecer o projeto «SONDA2026 - smart open networks for development acceleration», desenvolvido no âmbito dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, e financiado, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 9.8 M€, e que inclui a construção de uma nova Escola Superior de Saúde.

No âmbito dos projetos em curso financiados pelo PRR, foram ainda apresentados os 3 projetos que o IPS viu aprovados no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e que incluem a construção de duas novas residências para estudantes no Barreiro e em Sines, assim como a renovação e ampliação da residência que serve o campus principal de Setúbal.

Finalmente, foram apresentados os projetos em que o IPS participa no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, os quais incluem os consórcios Nexus, na área da logística, e Produtech R3, dedicado à fileira das tecnologias de produção.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acompanhada pela Ministra da Justiça, pelo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, deslocou-se à NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA).

Elvira Fortunato visitou um conjunto de laboratórios e departamento daquela instituição de ensino superior, os quais estão profundamente envolvidos em diversas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial.

Durante a visita a Ministra ficou a conhecer diversos projetos, considerados inovadores, e desenvolvidos por start-ups criadas dentro da FCT NOVA nas áreas da inteligência artificial, sustentabilidade, materiais avançados, saúde, bioeconomia, entre outras.
 
A tutelar da pasta da ciência, tecnologia e ensino superior deslocou-se ainda à The Navigator Company, acompanhada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministro da Economia e Mar, visita que permitiu ficar a conhecer a fábrica de pasta e de papel da empresa que desenvolve produtos inovadores e sustentáveis.

in Portal do Governo

2023-03-29

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030