Secretaria Geral

Ensino Profissional explora sabores e aromas das Viagens Magalhânicas em concurso de gastronomia

Ensino Profissional explora sabores e aromas das Viagens Magalhânicas em concurso de gastronomia

O concurso de gastronomia «Sabores e Aromas das Viagens Magalhânicas», uma iniciativa, no âmbito das Comemorações do V centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães, que explora os sabores e aromas da rota da viagem de Magalhães através dos sentidos, em formato de concurso de gastronomia, tem a sua final a 2 de abril.

Esta é uma iniciativa dinamizada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, ANQEP, em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, destinada a todos os alunos de cursos profissionalizantes na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração.

O desafio foi lançado pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Fernão de Magalhães e pela ANQEP. As escolas e centros de formação com cursos na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração responderam com grande entusiasmo.

Depois das três etapas de apuramento do concurso - em Faro, a 26 de fevereiro, Lamego, a 13 de março, e Setúbal, a 21 de março, as seis equipas apuradas, duas por cada eliminatória, encontram-se agora na grande final que decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Caberá a um júri escolher quais as melhores propostas entre entrada, prato principal, sobremesa e duas bebidas, inspirados na Viagem de Fernão de Magalhães e nas melhores tradições gastronómicas dos países da rota magalhânica.

O concurso Sabores e Aromas valoriza e promove as ofertas profissionalizantes de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, a par da promoção do conhecimento sobre o contexto das viagens magalhânicas e da partilha de saberes.

O objetivo é promover um conjunto de valores associados ao que é «ser ensino profissional», ou seja, uma cultura marcada pela pró-atividade, pelo empreendedorismo, pelo trabalho em equipa, pela criatividade e pela originalidade, correspondendo a competências hoje muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

No dia da final do concurso os alunos confecionam os pratos ao longo da manhã (a partir das 09h00, na Rua Saraiva Carvalho, nº 41, Lisboa), havendo a possibilidade de acompanhar o processo, que culmina às 12h30 com a apresentação dos pratos confecionados. A cerimónia, com início às 14h30, conta com intervenções das várias entidades intervenientes.

in Portal do Governo

2019-04-01

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030