Secretaria Geral

Entrada em vigor das novas regras da UE que reforçam defesa dos consumidores

Entrada em vigor das novas regras da UE que reforçam defesa dos consumidores

Entraram em vigor no dia 7 de janeiro as novas regras da UE em matéria de defesa do consumidor, que têm por objetivo assegurar uma melhor aplicação e a modernização das regras da União em matéria de defesa dos consumidores, alinhando-as com a evolução digital.

As novas regras vão garantir uma maior transparência dos mercados em linha: ficará mais claro se os produtos são vendidos por um comerciante ou por um particular, e será proibida a apresentação de avaliações ou recomendações falsas.

Além disso, os vendedores não poderão publicitar reduções de preços que sejam falsas e os sítios web de comparação de preços terão de informar os consumidores sobre os critérios de classificação.

Estas normas vão também garantir a aplicação dos direitos dos consumidores: ao assegurar a indemnização das vítimas de práticas comerciais desleais e ao impor sanções em caso de «danos em grande escala» que afetem os consumidores em toda a UE.

Os Estados-Membros têm agora dois anos para transpor a diretiva para a legislação nacional, a fim de garantir que os consumidores da UE beneficiam de medidas de proteção mais rigorosas.


Fonte: Comissão Europeia

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030