Secretaria Geral

Espanha e Portugal fazem balanço do Grupo de Trabalho Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço

Espanha e Portugal fazem balanço do Grupo de Trabalho Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfront

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, e o Secretário de Estado da Política Territorial, Ignacio Sanchez Amor, participam dia 12 de fevereiro na reunião do Grupo de Trabalho Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço, que pela primeira vez decorrerá em Castelo Branco.

O Memorando assinado entre os Governos da República Portuguesa e do Reino de Espanha, na Cimeira Ibérica de Valladolid, em novembro de 2018, criou um Grupo de Trabalho com vista à elaboração da estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço.

O Grupo tem por missão apresentar propostas de políticas e estratégias territorializadas, que respondam a problemas específicos das regiões identificadas como mais vulneráveis, orientadas para a superação das dificuldades e constrangimentos e, simultaneamente, para a valorização das potencialidades e recursos comuns.

Neste âmbito, e no seguimento dos trabalhos em curso, realiza-se terça-feira, na sede da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Castelo Branco, uma jornada de trabalho envolvendo os membros do Grupo de Trabalho e as entidades com gestão de territórios transfronteiriços.

Assim, da parte da manhã, o Grupo de Trabalho, coordenado pelo Prof. Anselmo Castro do lado português, e por Ignacio Molina do lado espanhol, decorrerá uma reunião de trabalho para elaboração de um diagnóstico demográfico e económico comum.

À tarde, os trabalhos serão alargados aos Agrupamentos Europeus de Cooperação Transfronteiriça (AECT), às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e outras entidades transfronteiriças, com objetivo de identificar áreas de intervenção prioritárias e custos de contexto associados à fronteira, no sentido de fornecer elementos para a definição da Estratégia.

A conclusão e balanço dos trabalhos contará com a presença do Secretário de Estado da Política Territorial, Ignacio Sanchez Amor, e do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social, no final do encontro (17h45).

Fonte: Portal do Governo

2019-02-11

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030