Secretaria Geral

Estudo CE - Evolução europeia do eGovernment na última década

Estudo CE - Evolução europeia do eGovernment na última década

A Comissão Europeia publicou recentemente as conclusões de um estudo que analisou os progressos de transformação digital feitos pelos 28 Estados-membros (e por mais outros seis países) nos últimos 10 anos.

O "eGovernment factsheets 10th anniversary", um  documento de cerca de 70 páginas, tem por base as factsheets publicadas entre 2008 e 2018 sobre o tema do eGovernment, mostrando que a Europa esteve tudo menos parada neste âmbito.

Ao longo da última década, estas administrações públicas definiram políticas de digitalização, criaram legislação e implementaram as suas estratégias de governo eletrónico, como foram mostrando as fichas de informação entretanto divulgadas.

São vários os exemplos apresentados, entre os quais alguns relativos a Portugal, nomeadamente o programa Simplex, mas há projetos mencionados para áreas específicas como a da identificação eletrónica de cidadãos e empresas ou da partilha segura de informação, ou como a plataforma iAP - Interoperabilidade na Administração Pública.

Portugal surge igualmente mencionado pela criação dos Espaços Cidadão, por estes ajudarem a promover o contacto com os serviços públicos através da internet, contribuindo ao mesmo tempo para aumentar a literacia digital dos cidadãos.



Fonte: Justiça.gov.pt

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030