Secretaria Geral

Exportações vão representar 49% do PIB no fim deste ano

Exportações vão representar 49% do PIB no fim deste ano

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva,  destacou o comportamento positivo da economia portuguesa ao longo deste ano, assinalando a evolução do consumo privado e da procura externa líquida.

«Vamos chegar ao fim do ano com exportações a representarem 49% do Produto Interno Bruto (PIB) português», afirmou o Ministro durante a sua intervenção no segundo e último dia do debate na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), na Assembleia da República.

António Costa Silva salientou que dos 49% do PIB, 20% correspondem ao turismo, o que «significa que a economia portuguesa não é só turismo», justificando este ano a evidência «clara do comportamento extraordinário de indústrias metalomecânica e das tradicionais como o calçado», apontando para mais de 40 milhões de pares de sapatos.
 
Perante os dados conhecidos até à data, o Ministro antecipa que o País irá «bater o recorde de exportações nestas indústrias em 2022».
 
«A confiança que as empresas portuguesas e internacionais revelam na economia nacional está neste número extraordinário: no primeiro semestre deste ano tivemos investimentos de 16 mil milhões de euros, um recorde absoluto na história», acrescentou.
 
O Ministro indicou que no primeiro trimestre este valor ascendeu a oito mil milhões de euros, o que «significa o maior de sempre num trimestre».
 
«Para o País avançar, para mudarmos e reforçarmos a economia portuguesa temos de ser capazes de atuar coletivamente, de construir grandes plataformas colaborativas entre os partidos, os parceiros, as empresas e os cidadãos com objetivos claros para mudar o destino do País e fortalecê-lo ainda mais», salientou ainda.
 


in
Portal do Governo

2022-10-27

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030