Secretaria Geral

Governo apresenta novo modelo de carta de condução

Governo apresenta novo modelo de carta de condução <span class=Novo>- Novo</span>

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, afirmou que o novo modelo de carta de condução oferece «maiores garantidas de segurança anti-cópia» e «prepara o caminho do mundo físico para o digital».

Na apresentação do novo modelo de carta de condução, em Lisboa, o Secretário de Estado referiu que esta alteração «introduz novidades, como o QR Code, que permitirá no futuro também ter a carta de condução no telemóvel».

«Este código de barras bidimensional permite que a carta seja facilmente lida através de um smartphone e permitirá no futuro muitas funcionalidades ao nível do IMT online que estão agora a ser preparadas», acrescentou.

Jorge Delgado acrescentou que o novo modelo de carta de condução tem um novo design «que incorpora maior segurança através de técnicas de impressão offset e serigrafia». «Os guilhoches, os microtextos e as linhas de espessura variável e a Multiple Laser image são tudo elementos que conferem a esta nova carta essa maior segurança», disse ainda.

Produzida na Imprensa Nacional – Casa da Moeda desde a década de 60, a carta de condução é um documento que conta, até aos dias de hoje, com inúmeras alterações. Desde o material aos sistemas de segurança como os hologramas, passando por mudanças na informação apresentada, como foi o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento. Os inúmeros elementos que a compõem têm sido ao longo dos anos renovados de forma a garantir a segurança do documento e dos dados numa área tão relevante.

in Portal do Governo

2021-01-11

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030