Secretaria Geral

Governo avança com plano de desconfinamento mas sugere cautela aos portugueses

Governo avança com plano de desconfinamento mas sugere cautela aos portugueses

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que Portugal vai avançar com a etapa do calendário de desconfinamento que estava prevista para 5 de abril mas sugeriu cautela aos portugueses e reiterou o pedido de esforço para manter a situação controlada e garantir que não haja retrocessos.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa salientou que a análise combinada das duas variáveis sugeridas pelos especialistas para decidir o estado de desconfinamento «permite avançar nas medidas previstas para segunda-feira, 5 de abril».

«No número de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, diminuímos de 118 para 62,4 desde 9 de março. Ao contrário da incidência, que se dirige numa boa direção, o ritmo de transmissão dirige-se para uma zona cada vez mais próxima do amarelo [da matriz de risco apresentada na apresentação do plano de desconfinamento]», referiu, acrescentando que «o resultado da aplicação combinada dos dois critérios mantém-se ainda claramente no quadrante verde».

António Costa referiu que esta avaliação vai ter também em conta a situação diferenciada no conjunto do País. «De acordo com o que os especialistas propuseram, devemos ter em conta que se os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco em duas avaliações sucessivas, não deverão avançar com medidas de desconfinamento», anunciou.

«Neste momento temos um total de 19 concelhos acima do limiar de risco [120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias], seis dos quais acima dos 240 novos casos», referiu, dizendo que a continuidade destes concelhos numa situação de risco fará com que sejam, bem como os concelhos envolventes, sujeitos a medidas particulares.

António Costa salientou a necessidade de «assegurar que os casos que existem são identificados e isolados, e as cadeias de transmissão isoladas para que daqui a 15 dias não estejam nesta situação e possam avançar com o resto do País». «Para já, neste momento, o avanço será igual em todos os concelhos do Pais», acrescentou.

Novas medidas de desconfinamento

A segunda fase de desconfinamento, a partir de segunda-feira, 5 de abril, garante a retoma de um conjunto de atividades, com destaque para as atividades escolares. «Agora, para além do pré-escolar e primeiro ciclo, abrirão também as escolas do segundo e terceiro ciclo, bem como os respetivos centros de Atividades de Tempos Livres (ATL)», disse..

«Vão reabrir também os equipamentos sociais na área da deficiência e os centros de dia», afirmou.

«Na área económica, lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixarão de ter de vender ao postigo e poderão ter as suas portas franqueadas ao público de acordo com a lotação e regras definidas pela DGS», disse também.

No setor da restauração, as esplanadas poderão abrir mas o Primeiro-Ministro recordou que «não pode haver grupos com mais de quatro pessoas» e que «todas as cautelas devem ser mantidas». «Quando permanecermos no café à conversa, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara para evitar os riscos de transmissão», referiu.

A partir de 5 de abril as feiras e mercados de levante poderão voltar a funcionar para a comercialização de bens não alimentares desde que tenham a autorização dos respetivos presidentes da câmara. «Abrirão também os museus, os monumentos, os palácios nacionais, as galerias de arte e similares», acrescentou.

«Finalmente, no que diz respeito à atividade desportiva, poderão ser retomadas atividades classificadas pela DGS como de baixo risco. A atividade física ao ar livre até quatro pessoas e os ginásios poderão reabrir salvo para aulas de grupo, que continuarão sem poder ter lugar», afirmou.

Agradecimento e apelo aos portugueses

«Queria, mais uma vez, dar uma palavra de profundo agradecimento aos portugueses pela forma como têm conseguido, coletivamente, controlar esta pandemia. Nesta terceira vaga conseguimos evoluir, com grande sacrifício e grande determinação e grande persistência, de dias em que chegámos a ser os piores do mundo para a situação em que hoje nos encontramos. No conjunto do Espaço Económico Europeu, só a Islândia tem melhores resultados», destacou.

O Primeiro-Ministro sublinhou que esta evolução deve ser motivo de orgulho dos portugueses, porque é fruto do seu empenho e sacrifício, e que o orgulho «deve ser convertido em força motivadora para se continuar a manter o esforço para que não se tenha de ficar parado a marcar passo ou a regredir no desconfinamento».

António Costa reforçou ainda o pedido a todos os portugueses para que as medidas de proteção sejam respeitadas durante «esta época especial». «Gostaria de recordar que até ao final do dia 5 se mantêm em vigor as medidas de proibição de circulação entre concelhos e que devemos evitar todos os momentos que ultrapassem os convívios com as pessoas com quem coabitamos. Evitar convívio com outras pessoas é fundamental», sublinhou.

«É fundamental que cada um se proteja e proteja os outros. Renovo o apelo para que todos façamos o esforço de evitar que esta Páscoa seja infeliz», reiterou.



in Portal do Governo

2021-04-01

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030