
Governo convida Presidente da República para copresidir à conferência dos oceanos

O Senhor Presidente da República foi convidado pelo Governo para copresidir à Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa entre 27 de junho e 1 de julho.
Portugal e Quénia, os países coorganizadores desta 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), têm a prerrogativa de nomear, cada um, um Presidente da Conferência. Na 1ª UNOC, realizada em 2017, os Presidentes da Conferência foram nomeados pela Suécia e pelas Ilhas Fiji, respetivamente a Vice-Primeiro Ministra da Suécia, Isabella Lovin, e o Primeiro-Ministro das Ilhas Fiji, Josaia Bainimarama.
A Presidência das Conferências das Nações Unidas é, normalmente, assumida por personalidades de alto nível e reconhecimento internacional, contribuindo para a notoriedade e sucesso da iniciativa e boa condução dos trabalhos da Conferência. No exercício desse seu mandato, cabe aos Presidentes conduzir os trabalhos.
O Primeiro-Ministro fará a intervenção de abertura da 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e o Senhor Presidente da República fará o encerramento, em nome de Portugal.
2022-05-13